Paulson apresenta seu plano

A intervenção do Fed na operação de resgate do Bear Stearns mudou o jogo: o salvamento dos credores do banco de investimentos na operação abriu as portas para a supervisão e regulação das atividades dessas empresas.

Até aqui, tudo bem. Existe consenso de que estamos passando por uma crise quase sem precedentes – “10 dias que mudaram o capitalismo“, segundo David Wessel, do Wall Street Journal. No Financial Times, Martin Wolf escreveu que morreu o sonho do capitalismo global baseado em mercados livres.

Mas se a trajetória de liberalização de mercados de capitais foi interrompida, a questão agora é saber o que vai tomar o seu lugar. O secretário do Tesouro Henry Paulson está lançando o debate, que tem tudo para ser altamente polêmico. A sua proposta, que já estava em elaboração antes do mais recente episódio da crise, mal chegou e já está sendo violentamente atacada como uma reforma de mentirinha, um ataque preventivo com o objetivo de evitar reformas mais profundas.

A discussão é muito boa. As dificuldades de se implementar qualquer coisa em um ano eleitoral são enormes, mas já tem gente discutindo alternativas de investimento com base no plano.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: