Alan Greenspan se defende

No dia 17 de março o Financial Times publicou um artigo assinado por Alan Greenspan no qual o ex-presidente do Fed mais uma vez declarou a sua fé nos mercados livres e na inovação financeira, e pediu cautela nas discussões sobre reforma do sistema financeiro. O artigo recebeu críticas no fórum mantido por Martin Wolf no FT, e Greenspan resolveu responder. Está em jogo sua reputação. Teria sido ele um dos grandes banqueiros centrais de todos os tempos, ou o pai da mais destrutiva bolha financeira da história recente?

Sua resposta está no fórum e merece ser lida na íntegra. Mas no final das contas ele acha que a bolha imobiliária foi culpa dos investidores. Ele parece partir da premissa de que os reguladores são incapazes de antecipar problemas, pois prestam atenção apenas nas atividades que causaram crises no passado. É uma admissão extraordinária para quem foi, por tanto tempo, responsável pela saúde do sistema financeiro mais importante do mundo. Certamente vai dar o que falar.

Update: Yves Smith leu e não gostou.

Update II: Segue a contra-ofensiva de Alan Greenspan, hoje na primeira página do Wall Street Journal. Os argumentos são basicamente os mesmos. A repercussão, no entanto, é intensa: Paul Krugman, Mark Thoma, Colin Barr (Fortune), Herb Greenberg, The Big Picture.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: