V, U, W ou L?

Agora que já parece haver consenso de que os EUA estão em recessão, a questão é saber se ela será curta ou longa, rasa ou profunda. O economista Nouriel Roubini, que tem se destacado pela precisão de suas previsões negativas, surpreende pelo relativo otimismo. Ele escreve hoje em seu blog que espera uma recessão em forma de U, ou seja, com um período relativamente longo (12 a 18 meses) de contração econômica, acreditando que as condições dos mercados de crédito e de imóveis ainda são bastante difíceis.

O otimismo de Roubini está no descarte das alternativas, especialmente da hipótese da recessão prolongada, em L. Foi o que os japoneses tiveram nos anos 90 quando a sua bolha imobiliária explodiu. A diferença está na resposta de política econômica, muito mais rápida nos Estados Unidos.


Um exemplo disso está no Journal hoje
: pela primeira vez em décadas as montadoras americanas estão se preparando para exportar carros feitos nos Estados Unidos. Elas conseguiram reduzir custos através de contratos mais flexíveis com os seus sindicatos, mas também estão se benficiando do dólar fraco. É exatamente o que o Fed e o Tesouro querem que aconteça.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: