Inflação e bolha

Há quem argumente que existe uma bolha nos preços do petróleo, alimentada pelas compras especulativas de hedge funds e outros investidores.

A questão é importante. Uma bolha seria sinal de uma política monetária excessivamente folgada, e indicaria que faz sentido elevar juros. Por outro lado, se o que existe é um problema de oferta, não faz sentido tentar combatê-lo através de política monetária.

Não é tão simples identificar uma bolha. Quem seriam os especuladores por trás dela? Quem se debruça sobre a questão vê que a resposta não é óbvia. E a produção de petróleo não tem reagindo aos altos preços do produto. Segundo dados citados pelo Wall Street Journal, a produção caiu 2,5% em 2007 e essa tendência negativa continua em 2008.

Por outro lado, a demanda por energia cresce rapidamente, o que pode ser sinal de dinheiro fácil alimentando taxas de crescimento insustentáveis. O economista John Taylor, por exemplo, está preocupado com a alta global da inflação, e tem uma proposta nova: ele acha que muitos bancos centrais estão mantendo juros baixos demais por medo de provocar valorização de suas moedas, provocando assim alta de preços de commodities. A solução? Coordenação internacional dos regimes de metas de inflação (Reuters).

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: