Comentário Semanal

A Abertura de capital da OGX, empresa criada por Eike Batista, foi notícia até na Austrália. A forte personalidade do empresário e os detalhes muito públicos da sua vida pessoal explicam parte do interesse. Mas o principal fator foi, sem dúvida, o valor atribuído por investidores à empresa.

Com menos de um ano de existência e sem jamais ter furado um poço, a OGX terminou seu primeiro dia de pregão valendo mais de RS$ 38 bilhões. Essa valorização sugere que os investidores acreditam não só no histórico de sucesso das pessoas envolvidas no processo, mas também na probabilidade de encontrar petróleo em áreas já bastante conhecidas no litoral brasileiro.

O alto valor é também um indicador do interesse estrangeiro por investimentos no setor de energia no Brasil. Muitos analistas acreditam que a nossa plataforma continental é uma das últimas regiões do mundo com potencial petrolífero ainda não aproveitado, e buscam alternativas à Petrobras, vista por muitos como empresa de governança complicada. As ações da OGX são também uma aposta na alta continuada dos preços do petróleo.

As atitudes recentes da Arábia Saudita, no entanto, indicam que essa alta talvez não seja tão certa assim. Apesar da pressão dos paises consumidores, os sauditas relutam em elevar a sua produção. Eles parecem acreditar que a alta recente não corresponde aos fundamentos do mercado, e temem uma queda forte da demanda nos próximos anos. Os altos preços devem produzir mudanças de hábitos dos consumidores e busca por fontes alternativas de energia, como aconteceu após os choques do petróleo dos anos 70 e 80. Seja na costa do Brasil, seja nos depósitos de areia betuminosa no Canadá, os altos preços alimentam um boom de investimentos que, mais cedo ou mais tarde, elevará a produção de petróleo e de seus equivalentes.

Aqui no Brasil, apesar de a Petrobras não repassar para os preços finais todo o aumento recente do petróleo, nossos índices de inflação têm sido bastante pressionados também pela alta no preço dos alimentos, causando impacto nos mercados.

Veja aqui o acompanhamento de fundos distribuídos pela Benchmark.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: