Comentário semanal

O trimestre que se encerrou hoje, segunda-feira, foi um daqueles que os investidores preferem esquecer. O índice Dow Jones caiu -7,4%, no terceiro trimestre sucessivo de desempenho negativo. O índice S&P 500, por sua vez, caiu -3,2% e o Nasdaq subiu +0,6%. No ano, o desempenho acumulado é bastante ruim, com o Dow caindo -14,4%, o Nasdaq -13,6% e o S&P500, -12,8%.

Esse desempenho negativo é especialmente decepcionante porque o trimestre começou com esperanças de que o pior da crise financeira que se iniciou no subprime já teria passado, especialmente depois da quebra do banco de investimentos Bear Stearns. No entanto, a esperada recuperação no mercado de crédito não veio, apesar da atuação agressiva do Fed, e a alta do preço do petróleo é mais um complicador.

Temos assim uma situação que combina as piores características de um estouro de bolha e de um choque recessivo/inflacionário derivado da alta dos custos de energia.

O economista Nouriel Roubini, famoso por suas previsões pessimistas que têm se confirmado nos últimos meses, acredita que o impacto combinado pode provocar uma recessão “severa”, com o potencial de desestabilizar o arranjo monetário internacional caracterizado por taxas de câmbio administradas ou atreladas ao dólar.

Outro indicador de que a crise não passou é a preocupação renovada com a saúde financeira dos bancos. As ações do Lehman Brothers voltaram a cair hoje aos níveis mais baixos desde 2000, e o custo dos empréstimos no mercado interbancário voltou a subir, sugerindo que o medo voltou. Resta saber se o acesso dos bancos a novas fontes de capital continuará fácil como tem sido nos últimos meses.

O cenário brasileiro não parece tão negativo. O índice Bovespa fechou o segundo trimestre com uma valorização de 6,64%. No acumulado do ano, no entanto, a valorização do índice foi de 1,77%, bem abaixo do CDI e, também, da inflação no período, mostrando o quanto o cenário se deteriorou recentemente.

Veja aqui o acompanhamento de fundos distribuídos pela Benchmark.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: