Comentário semanal

A crise financeira que começou no mercado americano de hipotecas “subprime”, i.e., de baixa qualidade, parece estar longe ainda de ter se esgotado. As suas mais recentes vitimas foram as agências de securitização de hipotecas Fannie Mae e Freddie Mac, empresas privadas que sempre tiveram baixos custos de captação graças à garantia implícita do tesouro americano.

Essa garantia implícita permite às duas empresas operar com baixo custo de captação, comprando as hipotecas emitidas pelos bancos americanos e emitindo títulos lastreados nelas. Seu papel nesse mercado é fundamental. Fannie Mae e Freddie Mac juntas possuem ou garantem mais de US$ 5 trilhões em hipotecas, quase metade do total do mercado americano.

A quebra de uma dessas instituições teria, portanto, enorme impacto sobre o mercado de financiamento imobiliário americano. O que explica a urgência da operação de salvamento montada pelo Tesouro e Fed durante o último fim-de-semana, ainda que essa operação tenha sido desenhada para manter Fannie e Freddie sob controle privado, com apoio financeiro agora explícito do governo.

Ainda é cedo, no entanto, para afirmar que a intervenção atingiu seus objetivos. Ela parece ter sido suficiente para acalmar os investidores que compraram títulos de dívida das duas instituições, mas o comportamento do mercado de ações hoje, segunda-feira, com o índice Dow Jones abrindo em forte alta mas fechando em queda de -0,4%, sugere que os investidores não estão convencidos de que o pior já passou.

A queda forte das ações de bancos, em particular (o índice S&P do setor caiu hoje mais de -6%) é um indicador daquilo que os participantes do mercado acreditam que vem por aí. Não necessariamente um meltdown financeiro, mas dificuldades e eventuais intervenções resultando na diluição dos atuais acionistas.

Hoje, apesar do mercado ruim de Nova York, a Bovespa fechou com alta de 0,95%. Contudo, no mês, a bolsa paulista acumula queda de -6,61%.

Veja aqui o acompanhamento de fundos distribuídos pela Benchmark.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: