Comentário semanal

As oscilações dos últimos dias mostram que o preço do petróleo continua sendo uma influência decisiva sobre os mercados financeiros mundiais. Na semana passada tivemos uma forte reversão da tendência de alta dos últimos meses, e seu preço, que chegou próximo dos US$ 150 por barril, terminou a semana abaixo dos US$ 130. Hoje, segunda-feira, o preço do petróleo voltou a subir, prejudicando o desempenho das ações no mercado americano.

A saúde dos bancos americanos é outro tema que continua demonstrando enorme potencial de influência sobre os mercados. O semanário Barron’s sugere que o pior já passou para muitas empresas financeiras, pois os últimos resultados de bancos como o JPMorgan Chase ou o Wells Fargo indicam que essas instituições têm condições de absorver perdas nas suas carteiras sem precisar de novas grandes chamadas de capital. O entusiasmo do Barron’s, no entanto, tem claros limites. O colunista Andrew Bary vê oportunidades em ações de bancos regionais, hoje muito baratas em comparação com o seu valor patrimonial, mas recomenda manter distância de papéis de instituições expostas ao mercado de hipotecas, como Fannie Mae e Freddie Mac.

O destino das duas instituições refinanciadoras de hipotecas ainda é assunto de muita controvérsia, apesar do pacote de medidas anunciado pelo Tesouro e pelo Fed no fim de semana de 13 de julho. Críticos como o economista Nouriel Roubini sugerem que teria sido melhor nacionalizar as duas instituições, já que a solução adotada – linhas de crédito do Fed e, eventualmente, do Tesouro – não garante sua viabilidade como peças importantes do sistema americano de crédito imobiliário e cria risco moral.

E o mercado brasileiro continua firmemente amarrado às oscilações das commodities, devido ao peso de empresas como Petrobras e Vale em nossa bolsa de valores, freqüentemente na contramão do mercado americano. Hoje, segunda-feira, o índice Bovespa fechou em alta de 1,31%, enquanto o índice Dow Jones caiu -0,25%.

Veja aqui o acompanhamento de fundos distribuídos pela Benchmark.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: