Comentário semanal

O economista Paul Krugman tem sido um dos mais agudos observadores da crise financeira americana que começou a se delinear mais claramente faz um ano. Na sua coluna de hoje, segunda-feira, no New York Times, Krugman nos lembra que a crise, apesar de se desenrolar em câmera lenta, pode fazer um grande estrago.

Os preços das residências nos EUA já caíram 16%, e ainda não se estabilizaram, e os indicadores de emprego se deterioraram. O Fed reduziu repetidas vezes a sua taxa de juros, mas o custo de captação do setor privado pouco se alterou, pois instituições financeiras e investidores não parecem dispostos a arriscar seu capital em instrumentos sem garantia do governo federal.

Krugman defende mais estímulo fiscal para impedir uma queda maior no emprego, mas sugere que ainda vamos conviver por muito tempo com os efeitos da crise. Ele espera queda nos gastos dos consumidores, queda nos preços das residências, e redução nas carteiras de empréstimos dos bancos.

O cenário continua sendo de grande volatilidade nos mercados, e de incerteza na avaliação de suas perspectivas. Isso também vale para os ativos brasileiros. Apesar da queda de quase 25% com relação ao pico atingido em 20 de maio, os investidores estão divididos com relação ao futuro do índice Bovespa. O gestor Mark Mobius, por exemplo, acha que a nossa experiência com governos responsáveis e orçamentos equilibrados é curta, e que podemos voltar à velha inflação. Segundo dados da Bovespa, só no mês de julho, os investidores estrangeiros tiraram cerca de R$ 7,6 bilhões de investimentos na bolsa paulista.

Os preços alcançados recentemente, que levaram o índice Ibovespa para mais de 73 mil pontos, estavam de certa forma exagerados. Contudo, com as quedas recentes, estamos mais próximos de preços razoáveis e, por isto, acreditamos que possa haver oportunidades para horizontes mais longos de investimento.

Veja aqui o acompanhamento de fundos distribuídos pela Benchmark.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: