Comentário semanal

Identificar movimentos excessivos de preços nos mercados financeiros é sempre mais fácil em retrospecto. Na fase ascendente do ciclo é natural acreditar que estamos diante de um novo momento, que as regras do passado não valem mais. Além disso, a alta continuada dos preços dos ativos parece muitas vezes adquirir uma dinâmica própria, independente dos fundamentos do mercado, e fica difícil se posicionar contra a tendência.

Alguns sinais, no entanto, são inconfundíveis. Um deles é a aceitação pelo mercado de papéis de qualidade duvidosa, como parece ter sido o caso, por exemplo, da Construtora Tenda, que esteve nos jornais recentemente. Ela abriu seu capital no final de 2007, ano marcado pelo enorme volume de captações por empresas brasileiras, em uma operação que movimentou mais de R$ 600 milhões.

Semana passada, no entanto, a empresa virou manchete, e não necessariamente de uma maneira muito positiva para os seus controladores. De acordo com o jornal Valor Econômico, um funcionário do banco Credit Suisse foi demitido por ter circulado uma mensagem de e-mail com avaliações pessimistas sobre o futuro da Tenda. Nesse dia a ação da companhia caiu -14%. Hoje as ações ordinárias da Tenda valem cerca de metade de seu preço da abertura de capital.

O funcionário demitido foi infeliz no ato e no timing, já que não era o analista responsável pela cobertura da empresa e não deveria jamais publicar suas opiniões. Além disso, o Credit Suisse foi um dos coordenadores da oferta que levou a empresa ao mercado. As críticas às aberturas de capital de empresas questionáveis têm crescido, e a Tenda vinha sendo alvo de constantes boatos desde a divulgação dos seus resultados do segundo semestre.

Descontados os detalhes, a história tem muito pouco de novidade. No final de ciclos de grandes altas de preços há sempre histórias como esta. Na bolha da internet não foi diferente e várias empresas que nem sequer tinham um negócio lançaram ações em bolsa. Contudo, esse caso serve também para nos dar indicações de que a racionalidade pode estar voltando aos mercados e os preços já devem ter sido em grande parte ajustados. Ou seja, pode ser um sinal de que é uma boa hora para se investir em renda variável.

Veja aqui o acompanhamento de fundos distribuídos pela Benchmark.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: