Comentário semanal

Parece que já virou rotina: o Tesouro americano anunciou nesse domingo mais uma medida de grande alcance financeiro, da mesma maneira que usara o final de semana para anunciar a tomada do controle do Bear Stearns meses atrás e, em julho, para o anúncio de medidas desenhadas para evitar a estatização das agências Fannie Mae e Freddie Mac.

Como o pacote de julho fracassou, o secretário do Tesouro Hank Paulson foi obrigado a sacar a sua bazuca. Ontem ele anunciou a estatização da Fannie Mae e Freddie Mac: o Tesouro americano recebeu US$ 1 bilhão em ações preferenciais das duas agências, se comprometeu a injetar até US$ 200 bilhões, na medida em que os recursos se façam necessários na aquisição de papéis de sua emissão, e assumiu a gestão das empresas através da agência reguladora Federal Housing Finance Agency.

A reação inicial dos mercados foi bastante favorável. Investidores comemoraram comprando ações, levando os índices Dow Jones e S&P 500 a altas de +2,58% e 2+,05% respectivamente. Há ainda muitas incertezas com relação ao custo final da operação de resgate para o tesouro americano, e os analistas estão se debruçando sobre o plano para avaliar qual será a distribuição dos lucros e prejuízos para as diversas classes de investidores em títulos das duas agências. Mas o sentimento predominante neste momento é de alívio. A maior parte das bolsas no mundo apresentou forte alta nesta segunda-feira.

Já mercados como o do Canadá e do Brasil, fortemente ligados a produção de commodities, tiveram movimento contrário. Aqui no Brasil, a forte reação inicial dos mercados não se sustentou e o índice Bovespa fechou a segunda-feira em queda de -2,35%. Continuamos assistindo ao movimento de descolamento visto no início deste ano, só que de forma inversa. A queda no preço das commodities, a desvalorização do Real e os preços atrativos no mercado americano têm levado investidores a reduzirem suas posições aqui. Uma das maiores quedas da Bovespa foi a ação de Petrobras PN, que fechou o dia de hoje com baixa de -5,02%. A volatilidade deve continuar por mais algum tempo, contudo acreditamos que os preços dos papéis brasileiros já sofreram fortes ajustes e começam a se tornar atrativos em termos de múltiplos como preço/lucro.

Veja aqui o acompanhamento de fundos distribuídos pela Benchmark.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: