Comentário semanal

Será que a economia mundial já se encontra em recuperação? Alguns indicadores parecem apontar nessa direção. Os bancos americanos, por exemplo, têm sinalizado resultados positivos. Depois do Wells Fargo, na quinta-feira, hoje, segunda-feira, foi a vez do Goldman Sachs anunciar resultado positivo no primeiro trimestre do ano. E o banco de investimentos foi além, dizendo que planeja fazer em breve um aumento de capital de US$ 5 bilhões para pagar de volta o dinheiro emprestado pelo Tesouro americano.

Há também sinais de retomada na economia chinesa e de recuperação dos preços das commodities, em parte explicada pela demanda da indústria chinesa. Esses sinais ainda são muito tênues, e talvez tenham mais a ver com distorções estatísticas e com ajustes da produção do que com uma reviravolta nas expectativas dos agentes da economia real.

A recuperação do sistema financeiro, por sua vez, é condição essencial para que os EUA saiam da crise. Foi ali que a crise começou, e não é possível uma retomada do crescimento sem que os bancos voltem a cumprir o seu papel de intermediação financeira. A questão é saber se essa recuperação é real. Diversos economistas têm sugerido que mercados de ativos tendem a levar muitos anos para se recuperar de colapsos como esse pelo qual passamos. Os balanços dos bancos ainda não mostram, segundo esses comentaristas, o impacto total da desaceleração da economia real. A desaceleração continua, apesar de menos rápida.

Quando os empresários resolverem voltar a investir, precisarão de recursos para fazê-lo. Para isso serão necessários mercados de capitais cumprindo sua função de levar capital para quem precisa dele. Ainda não está claro se as principais instituições financeiras do mundo estarão prontas para cumprir esse papel.

Aqui no Brasil, apesar dos recentes números ruins de nossa economia, nosso sistema financeiro parece saudável, o que ajuda e muito a nossa situação frente a essa crise global.

Veja aqui o acompanhamento dos fundos distribuídos pela Benchmark. Tivemos um ótimo período para os fundos de ações e para os multimercado que investem em bolsa. No acumulado do mês de abril, considerando o fechamento da última quinta-feira, o Ibovespa apresenta alta de +11% no período.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: