Comentário semanal

A segunda-feira foi um dia de fortes quedas nos mercados de ações. Nos Estados Unidos o índice Dow Jones caiu -3,6%, e o S&P 500 recuou -4,3%. O índice Bovespa seguiu a tendência, com queda de -2,9%.

Esse fraco desempenho se deve, aparentemente, a novas questões a respeito da saúde dos bancos americanos. Os resultados trimestrais positivos divulgados por alguns deles nas últimas semanas tiveram papel importante no melhora do humor dos investidores, mas começam a surgir dúvidas quanto à qualidade desses números.

O Bank of America, por exemplo, divulgou na segunda um lucro de US$ 4,25 bilhões no primeiro trimestre de 2009. Um resultado aparentemente bom para as circunstâncias, mas as primeiras análises indicam que uma boa parte dele se deveu a fatores que não se repetirão, como ganhos sobre certos produtos estruturados da carteira do banco de investimentos Merrill Lynch, adquirido pelo BofA no ano passado. Além disso, os números divulgados pelo banco indicam que a sua carteira de crédito continua se deteriorando.

A recuperação recente dos mercados teria sido um pouco exagerada? Os pessimistas acreditam que sim, e apontam para alguns fatores. Um deles é o tamanho da crise. A revista Fortune, por exemplo, divulgou a sua lista das 500 maiores empresas dos EUA em 2008. Foi o pior ano da história, com uma queda de quase 85% nos lucros das 500.

Por outro lado, após um movimento de alta de quase +30% em um período de seis semanas é natural que haja alguma reacomodação de preços. O movimento nas próximas semanas deve ser bastante influenciado pela divulgação dos resultados trimestrais das empresas.

Aqui no Brasil chama a atenção a gastança que o governo federal vem anunciando, com queda de impostos e pacotes de ajuda para estados e municípios, entre outras medidas. Ainda não está claro qual será o impacto dessas iniciativas sobre nossas contas públicas.

Veja aqui o acompanhamento dos fundos distribuídos pela Benchmark.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: