Comentário semanal

Alguns economistas acreditam que a recessão americana pode já ter acabado. A discussão tem um aspecto bastante acadêmico, pois o fim da recessão só pode ser determinado retrospectivamente e os economistas que acompanham esse assunto levam meses para ter certeza de que a tendência de fato se inverteu. Mas o blog de economia do Wall Street Journal cita o economista de um banco japonês em Nova York que vê nas estatísticas semanais de seguro desemprego sinais de que a recessão poderia ter acabado em abril ou maio.

O índice ISM, divulgado na segunda-feira, parece confirmar essa perspectiva. Esse indicador de atividade subiu no mês de junho, mas permanece abaixo do nível que indicaria uma economia em expansão. É mais um sinal, portanto, de que a economia americana não está mais piorando tão rapidamente como acontecia no final do ano passado e no começo desse ano, mas ainda não é suficiente para confirmar que essa mesma economia já parou de encolher e está voltando a crescer.

A discussão tem um aspecto relevante para o mundo real. O governo de Barack Obama aprovou, no início do seu mandato, um plano de estímulo econômico que foi muito criticado por economistas como Paul Krugman e Brad DeLong, que temiam que ele esse pacote não fosse suficiente para impedir um aprofundamento da recessão que já parecia àquela altura inevitável. A discussão agora gira em torno da necessidade de um novo pacote de estímulo. Os porta-vozes do governo alegam que ainda não houve tempo suficiente para que o efeito do pacote implementado se faça sentir, mas o crescimento dos índices de desemprego aumenta a pressão para que se tome medidas adicionais.

Uma notícia sobre o Brasil, no entanto, parece ter ajudado o mercado americano a se recuperar no final do pregão de hoje. Depois de abrir para baixo, os índices Dow Jones e S&P 500 fecharam com alta de +0,53% e +0,26% respectivamente, recuperação devida pelo menos em parte ao anúncio da agência de classificação de risco Moody’s de que estaria estudando o “rating” do Brasil com vistas a uma possível elevação para “investment grade.”

Aqui no Brasil, apesar da boa notícia, o índice Bovespa, que chegou a estar caindo mais de 2% durante o dia, fechou em queda de -0,61%, em um início de semana curta com o feriado de 9 de julho em São Paulo.

Veja aqui o acompanhamento dos fundos distribuídos pela Benchmark.

Deixe um comentário