Comentário semanal

Em sua última reunião, realizada na semana passada, o Copom não surpreendeu ninguém ao reduzir a taxa de juros Selic de 9,25% para 8,75% ao ano. A decisão era esperada pelos mercados, e a ausência de viés indica que o Banco Central acredita que está encerrando um ciclo de baixa da taxa de juros. Teremos mais detalhes com a publicação da ata do Copom na próxima quinta-feira, mas a última pesquisa Focus, divulgada pelo BC, indica que o mercado espera que a taxa Selic mantenha-se nesse mesmo patamar até o final do ano.

A taxa de juros Selic encontra-se, portanto, no nível mais baixo dos últimos anos, mas mesmo assim o capital estrangeiro continua entrando em ritmo forte no mercado brasileiro, à procura de uma relação risco-retorno mais favorável do que aquela que se obtém nos mercados maduros. O BC relata que no mês de julho a entrada líquida foi de US$ 5,5 bilhões, dos quais US$ 2,4 bi apenas para o lançamento de ações da operadora de cartões de crédito VisaNet.

No cenário econômico americano não há muitas novidades. A relativa normalidade da conjuntura pode ser medida pela maneira como a agenda passou a ser ocupada por temas importantes, mas pouco urgentes, como a reforma do sistema de saúde e a conveniência de mais um mandato de Chairman do Fed para o professor Bernanke, já que o seu mandato atual se encerra em janeiro. O consenso de economistas e comentaristas é de que ele agiu certo ao tomar medidas dramáticas para evitar que a crise produzisse uma segunda grande depressão. Mas a impopularidade da autoridade monetária americana pode tornar o seu segundo mandato inviável.

Veja aqui o acompanhamento dos fundos distribuídos pela Benchmark. Tanto os fundos multimercado como os fundos de ações estão com boa rentabilidade no mês.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: