Comentário semanal

Mais uma vez a queda das ações no mercado chinês parece ter repercutido ao redor do mundo. Depois de um declínio de -6,7% no índice da bolsa de Xangai nesta segunda-feira, tivemos quedas de -0,50% no índice Dow Jones e de -0,81% no S&P 500. O índice Bovespa acompanhou a tendência e fechou em queda de -2,10%.

A influência do mercado chinês sobre as bolsas de valores do mundo é um fenômeno recente, e até certo ponto surpreendente. Uma matéria da revista Economist da semana nos lembra que o mercado de ações chinês é um dos mais voláteis e ativos do mundo. Além disso, é um mercado efetivamente fechado para investidores estrangeiros, o que em tese deveria limitar a possibilidade de contágio para o resto do mundo.

O contágio se dá, segundo a Economist, por causa da crença dos investidores de que a China é a única grande economia do mundo que continua mostrando boas taxas de crescimento. Como as estatísticas oficiais não são muito confiáveis, o mercado de ações tornou-se um indicador de tendências futuras. O problema é que se trata de um mercado altamente especulativo, e suas oscilações para cima e para baixo, ainda segundo a Economist, têm mais a ver com expansão e retração do crédito do que com tendências de crescimento.

No curto prazo, no entanto, o sentimento negativo parece dominar. As análises apontam para a China como ponto de partida para uma correção mais ampla. Por outro lado, há sinais positivos emergindo dos Estados Unidos como, por exemplo, o resultado financeiro favorável que o governo americano está apurando no TARP (programa de ajuda aos bancos). A retomada ainda não é coisa certa e muito vai depender da habilidade das autoridades monetárias das principais economias do mundo.

Veja aqui o acompanhamento dos fundos distribuídos pela Benchmark.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: