Comentário semanal

Apesar da relativa calma dos últimos meses, o período que começou com a quebra do banco de investimentos Lehman Brothers foi dos mais agitados para os mercados globais. Foram tantas as reviravoltas que fica difícil acreditar que vai fazer apenas um ano desde aquele fim de semana de 13 e 14 de setembro de 2008, no qual as bases do sistema financeiro internacional tremeram.

A situação hoje parece bem mais tranqüila, graças em grande parte à intervenção dos bancos centrais, que impediu novas quebras de instituições sistemicamente importantes, e dos governos, que implementaram programas anti-cíclicos e assim reduziram o impacto sobre a produção e o emprego da crise financeira global.

O consenso, no entanto, termina por aí. Uma matéria da agência Bloomberg cita analistas como Richard Bernstein, ex-estrategista do banco de investimentos Merrill Lynch, para quem o governo americano está criando as condições para novas crises ao permitir e regular a formação de instituições financeiras cada vez maiores. O resultado, segundo esses analistas, é um incentivo para comportamento irresponsável por parte dos tomadores de decisões desses mega-bancos, que sabem que caso o pior aconteça as perdas serão socializadas.

A reunião do G-20 parece confirmar essa percepção, na medida em que o principal assunto discutido parece ter sido como limitar os bônus dos banqueiros, algo ao mesmo tempo de relevância discutível e de implementação difícil. A desmoralização dos economistas acadêmicos – narrada em longo artigo de Paul Krugman para o New York Times – não ajuda. Se eles não souberam prever a crise, seus conselhos sobre como evitar uma repetição perderam muito de sua credibilidade. E a janela para reformas está se fechando, na medida em que a crise vai se tornando uma memória cada vez mais distante.

Veja aqui o acompanhamento dos fundos distribuídos pela Benchmark. O mês de setembro começou bem para os fundos multimercado que, em sua maioria, estão com boa performance.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: