Comentário semanal

A notícia mais importante dessa segunda-feira foi o anúncio por parte do Banco Santander SA, da Espanha, de uma oferta primária de ações do Banco Santander Brasil. A operação, programada para outubro, deve trazer um total de R$ 13 bilhões para o caixa do Santander Brasil. Após a venda das ações, os minoritários possuirão 16% do capital do banco.

A operação será a maior da história do mercado brasileiro, ultrapassando os R$ 8,4 bilhões captados pela Visanet em junho, e a segunda maior do planeta em 2009, superada apenas pela chinesa China State Construction Engineering Corp. E com essa emissão o mercado brasileiro deverá fechar 2009 como um dos líderes do mundo em volume de colocação de ações, junto com a China.

O Santander afirma que 70% dos recursos levantados se destinará à expansão das suas operações no país, e o restante será usado para aumentar sua base de capital. O banco consegue assim demonstrar ao mesmo tempo otimismo com relação às perspectivas de médio e longo prazo para o mercado brasileiro e cautela no que diz respeito à sua capitalização, que pode sofrer caso as taxas de juros voltem a subir e afetem negativamente a qualidade dos créditos da sua carteira.

A visão otimista do Santander para a economia brasileira nos próximos anos não parece muito diferente daquela da maioria dos investidores. Comentários sobre a abertura de capital do banco apontam invariavelmente para as excelentes perspectivas para o setor financeiro com a crescente penetração dos serviços bancários junto à classe média emergente, e para o status quase singular do Brasil no contexto de uma economia global ainda em um momento difícil de recuperação. A nota de cautela veio na coluna Lex, do Financial Times, que aponta para um real sobrevalorizado, possível alta dos juros e da inadimplência. Uma visão claramente minoritária em um momento de quase euforia.

E com todo esse otimismo o mercado brasileiro segue em um bom momento, com a bolsa com alta de +7,5% no acumulado do mês de setembro, tendo ultrapassado os 60.000 pontos.

Veja aqui o acompanhamento dos fundos distribuídos pela Benchmark. Tanto os fundos de ações quanto os multimercado estão com performance muito boa agora em setembro.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: