Comentário semanal

A Bolsa de São Paulo fechou em alta de +0,90% nesta terça-feira, mantendo a tendência forte dos últimos meses. Os comentários dos últimos dias indicam que investidores ao redor do globo foram contagiados pelo clima de otimismo alimentado pela seleção do Rio de Janeiro como cidade sede das olimpíadas de 2016, pela colocação global de ações do Banco Santander Brasil e pela propaganda do governo brasileiro em torno das perspectivas de produção de petróleo na camada pré-sal.

O blog Zero Hedge, por exemplo, recentemente publicou um comentário muito positivo sobre o efeito dos jogos olímpicos sobre as economias de nações emergentes, argumentando que o investimento em infraestrutura será muito positivo para produtores de commodities e para setores como engenharia, construção e turismo. No Business Insider, por sua vez, lê-se que o banco de investimentos Goldman Sachs recomenda fortemente aos seus clientes a aquisição de ações de empresas com exposição aos BRICs (Brasil, Rússia, Índia e China), já que é nesses países que se concentram as melhores perspectivas de crescimento para os próximos anos.

Há, no entanto, vozes que alertam para a fragilidade desse momento de quase euforia. O economista Willem Buiter, que “bloga” no site do Financial Times, repassa as relações causais: tudo começa nos bancos centrais dos países ricos que continuam injetando quantidades cavalares de liquidez nos seus mercados financeiros.

Diante da escalada dos preços dos ativos provocada pelo mar de liquidez nos mercados globais, poucos parecem se preocupar com o crescimento de novos desequilíbrios nas relações entre as economias mais importantes do mundo, escreve Stephen Roach. Essa falta de memória é geralmente o caminho mais curto para uma nova crise.

Veja aqui o acompanhamento dos fundos distribuídos pela Benchmark. Assim como em setembro, os fundos de ações e os multimercado com posições em bolsa são os destaques do início de outubro.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: