Comentário semanal

Segundo notícia publicada no site da Bloomberg, o real é o destaque entre as principais moedas do mundo em 2009, com valorização de cerca de 35% frente ao dólar até o fechamento de segunda-feira. O Índice Bovespa, por sua vez, já subiu quase 80% no acumulado do ano.

E continua crescendo o coro dos comentaristas que vêem fortes sinais de bolha na dinâmica recente dos mercados globais. Hoje é a vez de Wolfgang Munchau, no Financial Times. Segundo ele, duas maneiras de medir o valor do mercado de ações – CAPE, uma relação preço/lucro ajustada para o ciclo econômico, e o Q de James Tobin – indicam que em meados de setembro o mercado americano estava 35 a 40% acima do preço justo. E de lá para cá o descompasso só aumentou.

E não é só o mercado de ações. Até o mercado imobiliário, epicentro da última bolha e da última crise, está subindo de novo e mostrando sinais de sobreaquecimento. A razão disso tudo é uma só: taxas de juros nominais baixíssimas, conseqüência das políticas monetárias dos bancos centrais que procuram manter vivos sistemas bancários que ainda não saíram da UTI.

Os riscos de inflação no momento permanecem muito baixos, mas Munchau teme uma reversão de expectativas a partir de 2010. Nesse caso as autoridades monetárias terão enormes dificuldades em evitar os riscos de deflação por um lado e de inflação pelo outro.

Neste cenário não surpreende a notícia publicada no final de semana, subseqüentemente negada e finalmente confirmada de que o governo brasileiro estaria estudando medidas para conter a entrada de dólares no país. A recente enxurrada de dólares e a valorização do real preocupam as autoridades brasileiras temerosas de seu impacto na competitividade de nossos produtos e do efeito em nossas contas externas.

Veja aqui o acompanhamento dos fundos distribuídos pela Benchmark.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: