Comentário semanal

Em uma segunda-feira de queda nos mercados globais – o índice Dow Jones fechou em baixa de -1,05% e o S&P 500 de -1,17% – o índice Bovespa fechou com pequena alta de +0,04%. Mais um dia, portanto, de performance superior dos ativos brasileiros.

Apesar da reação negativa à imposição pelo governo de um IOF sobre a entrada de capital, persiste o otimismo com relação às perspectivas para a economia brasileira e para as empresas daqui. Especialistas locais consultados pela Agência Estado acreditam que a medida pode ter algum impacto sobre o mercado de IPOs, ou seja, de ofertas de ações de empresas, que pode migrar para Nova York. Mas o consenso é que o efeito sobre a Bovespa será mínimo, pois o cenário permanece positivo, os juros baixos, e as alternativas continuam sendo pouco atrativas.

Os estrangeiros parecem ainda mais otimistas. O Bloomberg cita relatório do banco de investimentos Goldman Sachs argumentando que no momento é muito mais arriscado para investidores estar fora do Brasil do que ter investimentos aqui. Os analistas da empresa vêem enormes perspectivas de rentabilidade para as empresas brasileiras, justificando expectativa de ganho de mais de 30% no índice Bovespa até meados de 2010. É difícil para qualquer gestor de recursos abrir mão de perspectivas de ganho desta magnitude em um mercado com poucas alternativas como o atual.

Contudo, parece haver uma diferença entre o otimismo contido dos profissionais brasileiros e a exuberância dos investidores estrangeiros, como nota o Financial Timesbin. Apesar da copa do mundo de 2014, dos jogos olímpicos de 2016 e do petróleo do pré-sal, parece evidente que nem todos os problemas do Brasil já foram resolvidos, e que boa parte da valorização dos mercados daqui se deve a taxas de juros muito baixas nas principais economias do mundo. Ou seja, enquanto as taxas de juros ao redor do mundo estiverem baixas como agora, o mercado brasileiro deverá continuar com boas perspectivas.

Veja aqui o acompanhamento dos fundos distribuídos pela Benchmark.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: