Comentário semanal

Os mercados continuaram a sua trajetória ascendente nesta segunda-feira. O índice Dow Jones fechou em alta de +2,03%, atingindo o mais alto fechamento de 2009. O S&P 500 subiu +2,22%. O Ibovespa seguiu a tendência, com alta de +2,71%. O dólar continua em queda, não só frente ao real mas também frente as moedas da maior parte das principais economias do mundo.

Grande parte dessa euforia parece se dever aos acontecimentos do fim de semana. Mais especificamente, à declaração dos ministros da fazenda e presidentes dos bancos centrais do G-20. No comunicado divulgado após o seu encontro eles afirmaram que é necessário manter as medidas de estímulo até que a recuperação econômica mundial se firme. Em outras palavras, a política de juros muito próximos de zero deve persistir ainda por um bom tempo.

Do ponto de vista dos bancos centrais das economias maduras, não há alternativa à política de juros baixos. Como escreve Frederic Mishkin no Financial Times, a fraqueza da recuperação da economia, as baixas taxas de inflação atuais e a ausência de perspectivas de inflação para a frente só permitem uma linha de conduta.

Mishkin não nega o risco de uma bolha de ativos, mas argumenta que uma bolha que não está vinculada a um “boom” de crédito não é tão perigosa assim. Seja como for, os mercados continuam subindo, em descompasso com uma economia real ainda fraca, e os investidores seguem ligados em cada vírgula dos comunicados do comitê de política monetária do Fed, procurando os sinais do fim do dinheiro fácil. A relação entre liquidez, preços de ativos e dólar fraco deve continuar no centro das atenções ainda por um bom tempo.

Veja aqui o acompanhamento dos fundos distribuídos pela Benchmark.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: