Comentário semanal

A notícia, divulgada semana passada, de uma elevação da taxa de redesconto cobrada pelo Fed causou alguma agitação entre investidores, mas ainda não foi o começo da escalada dos juros americanos.

O comunicado emitido pelo Fed deixou bem claro que a elevação da taxa de redesconto de 0,5% para 0,75% a.a. faz parte de um conjunto de medidas com o objetivo de normalizar as relações entre o banco central e as instituições financeiras americanas. Diante do congelamento dos mercados de crédito em 2008, o Fed ampliou dramaticamente o volume de liquidez fornecida aos bancos, através do TAF e dos outros instrumentos criados para isso. Já que os bancos não queriam emprestar dinheiro uns aos outros, o Fed passou a fazer esse papel.

O mercado interbancário já está muito mais próximo do normal, e o Fed está reduzindo o volume de recursos que empresta aos bancos, pois esses já voltaram a dispor de outras fontes de liquidez. O comunicado do Fed deixa claro que na avaliação de seus economistas o cenário econômico americano ainda é muito fraco e não há razões para começar um ciclo de aperto de política monetária.

Esse assunto vem sendo acompanhado de perto aqui no Brasil, assim como em outros mercados beneficiados pela grande expansão de liquidez de 2009. Teme-se que a elevação dos juros americanos provoque um retorno dessa liquidez para os Estados Unidos, causando desvalorização do real, o que poderia ter impacto negativo nos índices de inflação e, consequentemente, forçaria o Banco Central do Brasil a elevar sua taxa de juros. O Fed, no entanto, continua sinalizando que essa virada de política monetária ainda é não para agora.

Veja aqui o acompanhamento dos fundos distribuídos pela Benchmark. Tivemos nas últimas semanas uma recuperação da bolsa brasileira, com o Ibovespa voltando à casa dos 67 mil pontos. Nesse mesmo período, vimos também uma recuperação do real frente ao dólar. Esses movimentos afetaram de forma positiva a maior parte dos fundos multimercado e de ações.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: