Comentário semanal

O índice Bovespa encerrou o pregão desta segunda-feira com alta de +0,31%, fechando acima do patamar de 69 mil pontos. A alta dos mercados americanos de +0,41% no índice Dow Jones e +0,51% no índice S&P 500, ajudou a animar um pouco o mercado brasileiro, assim como o otimismo com relação às perspectivas de um aumento do preço do minério de ferro negociado pela Vale do Rio Doce com os seus clientes asiáticos.

Nos EUA o principal assunto é a passagem do pacote de reforma do sistema de saúde do presidente Barack Obama. A reação dos mercados, com altas das ações de seguradoras e laboratórios, mostra que a histeria dos republicanos parece ter pouca relação com o real impacto econômico das medidas.

No cenário global a crise grega permanece nas manchetes, ainda longe de uma resolução. A montagem de um pacote de ajuda pelas economias líderes da zona do euro parece a cada dia menos provável, e a Alemanha parece preferir um empréstimo do FMI. O interesse dos investidores pelos mercados emergentes, no entanto, continua forte.

Aqui no Brasil, a maior expectativa da semana, contudo, diz respeito a juros e inflação. Na sua reunião da semana passada, o Comitê de Política Monetária do Banco Central decidiu manter a taxa Selic no patamar de 8,75% ao ano. A decisão, no entanto, não foi unânime. Foram cinco os votos a favor da manutenção e três pela elevação dos juros em 0,50 ponto percentual, e o comunicado emitido pelo BC diz que o Copom vai “monitorar atentamente” o cenário macro, linguagem que, para alguns analistas, sugere viés de alta nas suas próximas reuniões.

Como sempre, a trajetória dos juros dependerá dos rumos da inflação, e mesmo com os números ruins publicados recentemente, muitos analistas ainda não estão convencidos da necessidade de aperto da política monetária. As perspectivas devem ficar um pouco mais claras após a divulgação da ata da reunião, na próxima quinta-feira.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: